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INTRODUÇÃO:
O presente Código de integridade tem como objetivo definir a forma de agir em relação a colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, órgãos públicos, comunidade, meio ambiente e todo aquele que de alguma forma se relaciona com a NATO.
A aplicação destas regras de comportamento mostra o compromisso da NATO de total transparência no relacionamento comercial e na preservação dos valores éticos em todos os níveis da organização.
A NATO tem como seu principal ativo sua REPUTAÇÃO fruto de quase 33 anos de existência. E espera o compromisso de seus colaboradores com a integridade, sendo responsável pela condução das suas atividades de acordo com a legislação.
Sendo dever de todos zelar pela lealdade, honestidade, transparência e o respeito mútuo nas relações profissionais e pessoais com clientes, fornecedores, prestadores de serviços, órgãos públicos, entre si.
Todos os projetos e ações da NATO são baseadas nos princípios éticos e morais, seguindo as regras de compliance e fundamentos técnicos.
MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA DE QUALIDADE:
Missão: Contribuir para o desenvolvimento da sociedade através da construção de obras de qualidade, somando responsabilidade, inovação, comprometimento e sustentabilidade. Com foco contínuo em satisfazer nossos clientes, colaboradores e acionistas, de forma a contribuir para a qualidade de vida da população.
Visão: Ser uma empresa referência no mercado de engenharia pela excelência e alta qualidade de seus serviços, gerando benefícios a sociedade.
Valores: Ética, Comprometimento, Responsabilidade, Inovação, Agilidade, Liderança, Integridade, Transparência, Resultado.
Política de qualidade: A Nato tem como compromisso realizar serviços de engenharia, atendendo aos requisitos contratuais, com qualidade, segurança, eficiência, comprometimento e sustentabilidade.
RELACIONAMENTO COM OS COLABORADORES:
A NATO reconhece que o capital humano é o seu maior ativo, por isso, visa a valorização de seus colaboradores, baseando–se no princípio de igualdade de oportunidades, proporcionando um ambiente profissional onde todos são tratados de forma igualitária e digna, respeitando a diversidade, sem preconceitos e discriminação de qualquer natureza.
A NATO se compromete a assegurar oportunidades de crescimento profissional aos seus colaboradores, baseadas em critérios objetivos e no desempenho profissional de cada um. Assim, não serão tomadas decisões baseadas na etnia, origem, nacionalidade, sexo, orientação sexual, crença religiosa, condição de sindicalização, convicção política ou ideológica, classe social, condição de portador de necessidades especiais, estado civil ou idade. Também não serão tolerados quaisquer atos de discriminação no ambiente de trabalho em decorrência dessas características.
Conduta dos Colaboradores
Honestidade e dignidade em conformidade com as leis e padrões éticos da sociedade;
Relacionar-se com os demais de forma justa e cortês, com atenção às pessoas, colegas de trabalho ou público externo, respeitando todas as diferenças individuais;
Tratar com sigilo e confidencialidade todos os assuntos da NATO, sem exceção;
Utilizar de forma correta os canais de comunicação da NATO para manifestar opiniões, sugestões, reclamações ou denúncias, preocupando–se com o resultado de sua ação e comprometendo–se com a solução do problema;
Não constranger ou denegrir a imagem, a reputação ou a moral dos colegas de trabalho; Não fazer uso de celular particular em horário de trabalho;
Utilizar vestuário adequado, se abstendo do uso de roupas extravagantes, bem como de abraços, beijos e agarramentos nas dependências da NATO;
Assumir os erros próprios, não os repassando ao superior, subordinado ou pares, respondendo pelas consequências de seus atos, bem como não utilizar ideias ou projetos de terceiros sem conferir os respectivos créditos aos autores;
Não acobertar acidentes no trabalho ou problemas relativos à saúde ou segurança dos colaboradores assim como operar máquinas e equipamentos sem treinamento;
Comunicar qualquer situação de anormalidade em relação ao seu trabalho.
RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES:
O compromisso com a satisfação de nossos clientes é o foco da nossa missão e deve refletir no respeito aos seus direitos e na busca por soluções que atendam a seus interesses, sempre em concordância com os objetivos de desenvolvimento da NATO.
A NATO explora atividades que são objeto de contrato com o Poder Público. Com isso, os clientes da NATO são entes públicos que normalmente estão sujeitos a regras específicas de contratação, interação e negociação. Portanto, os colaboradores da NATO, ainda que não atuem diretamente com agentes públicos, devem observar os preceitos legais e também as disposições deste Código para evitarem a exposição a riscos indesejados.
Caso ocorra alguma reclamação, solicitação ou sugestão por parte do cliente, esta deve ser encaminhada à área competente para análise e resposta.
RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO:
A escolha e contratação de fornecedores e prestadores de serviços devem estar sempre fundamentadas em critérios técnicos, profissionais e éticos, atendendo às necessidades da NATO e não permitindo transações, com aqueles que desrespeitem o presente Código de Ética e Conduta.
O procedimento de compra de produtos elou serviços deve ser transparente e objetivo, evitando situações de favorecimento direto ou indireto a um determinado fornecedor ou prestador de serviço, em beneficio próprio ou de outros.
Conduta com os Fornecedores e Prestadores de Serviços
Imparcialidade e justeza nas celebrações, prorrogações, revogações ou rescisões de contratos;
Disponibilizar todas as informações, instalações elou recursos necessários que permitam a execução dos serviços contratados com a devida qualidade;
Tratar com sigilo e confidencialidade as informações; Monitorar e avaliar os serviços prestados com critérios bem fundamentados;
Não constranger ou denegrir a imagem, a reputação ou a moral dos fornecedores e prestadores de serviços;
Não receber ou oferecer compensações, presentes ou vantagens diversas como contraprestação pelo serviço ou produto contratado;
Comunicar qualquer situação de anormalidade em relação ao fornecedor ou prestador de serviços.
RELACIONAMENTO COM ÓRGÃOS PÚBLICOS:
É compromisso da NATO o pleno atendimento a todas as normas e leis vigentes na condução dos seus negócios, logo, os colaboradores que se relacionarem com agentes públicos devem respeitar todos os preceitos deste Código de Ética e Conduta e de todas as diretrizes das políticas internas.
Nas fiscalizações realizadas por qualquer órgão público, deverão ser fornecidos todos os esclarecimentos necessários ao agente público, garantindo agilidade, transparência, probidade e presteza nas informações. Na realização de negócios que demandem assinatura de contratos com órgãos públicos, os colaboradores também seguirão a Lei de Licitações, Lei Anticorrupção e regras de Compliance.
Para eventos, próprios ou não, os colaboradores seguirão as políticas internas que determinam as diretrizes a serem tomadas para patrocínios e pagamentos de despesas. Não será tolerada nenhuma atitude que possa configurar ato de corrupção ou suborno em nome ou em benefício da NATO.
RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE:
A NATO se compromete com a missão de desenvolver e operar negócios sustentáveis, que garanta qualidade de vida para seus colaboradores e contribua de forma econômio comunidades em que seus negócios estão inseridos. Não há qualquer relação de negócio, com empresas que apresentem exploração das pessoas pelo trabalho, quer seja ele compulsório, forçado, escravo ou infantil.
A NATO respeita os costumes e culturas locais das comunidades onde está inserida e adota uma postura responsável de envolvimento comunitário.
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE:
A NATO busca manter relação responsável com o meio ambiente, atuando em todos os seus processos de forma ética e transparente, respeitando a legislação e minimizando o impacto ambiental gerado por suas atividades.
Todos os projetos e ações da NATO são baseadas nos princípios fundamentais da sustentabilidade e sempre leva em consideração três princípios básicos:
Respeito e apoio no desenvolvimento humano das comunidades onde atua. Praticar as melhores e eficientes técnicas com o melhor custo energético possível. Em suas obras e projetos, minimizar ao máximo os impactos no meio ambiente como um todo.
POLÍTICA DE NÃO RETALIAÇÃO:
A NATO não tomará qualquer medida e não tolerará nenhuma ação contra aqueles que, de boa–fé, fizerem reportes acerca de condutas não éticas; bem como, aceitará e tomará providências acerca de propostas de melhorias.
Visando promover a Comunicação com todas as pessoas que se relacionarem a Nato instituiu seu Canal de Integridade para que possam:
1. Reportar violações de regras;
2. Reportar situações que lhe causem preocupação;
3. Apresentar críticas, relatos e sugestões de melhorias.